Avançar para o conteúdo

Congresso Internacional sobre Políticas Euro-Mediterrânicas para o Património Cultural reúne investigadores de 9 países em Évora

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, realizou-se na Universidade de Évora a Conferência Internacional “Europe and the Changing Mediterranean: Policies and Research Agendas for Culture, Heritage, and Sustainability”.
Este encontro científico teve como objetivo promover um diálogo interdisciplinar e intercultural centrado no(s) património(s) mediterrânico(s), nas agendas e políticas euro-mediterrânicas para a sua salvaguarda e valorização, enquanto instrumentos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Com uma abordagem abrangente e interdisciplinar, a conferência abordou temas como o património material e imaterial, as instituições culturais euro-mediterrânicas, os museus, a identidade europeia e a diversidade cultural, o turismo sustentável, as paisagens culturais e o património natural, a utilização de produtos sustentáveis e inovadores para a conservação do património, bem como a sustentabilidade associada ao consumo de produtos alimentares locais.

O orador convidado Mauro Agnoletti, professor na Universidade de Florença e titular da Cátedra UNESCO em Agricultural Heritage Landscapes, partilhou com o público a singularidade do património agrícola da região mediterrânica, bem como as estratégias e políticas rurais que promovem a sua salvaguarda e valorização, especialmente no contexto da União Europeia.

Além de contribuições nacionais, a Universidade de Évora acolheu investigadores de outros 8 países: Espanha, Itália, Polónia, Noruega, Croácia, Turquia, Marrocos e Jordânia.

A conferência contou também com a participação de Marcello Scalisi, diretor da UNIMED (União das Universidades do Mediterrâneo), que destacou o papel desempenhado pela rede interuniversitária na promoção da cooperação na região mediterrânica.

A conferência integrou os eventos oficiais de celebração do Dia do Mediterrâneo, promovido pela União para o Mediterrâneo (UfM), celebrado anualmente a 28 de novembro.

A organização do evento considera que esta foi uma oportunidade ímpar para partilhar métodos de investigação, discutir estratégias para a salvaguarda de um legado cultural comum, fomentar o respeito pela diversidade cultural e divulgar um conjunto de mecanismos que permitam uma maior colaboração no espaço euro-mediterrânico, de forma a enfrentar os desafios que se apresentam à região. Fortemente afetado pelas alterações climáticas, pela crescente pressão do turismo de massas e por fluxos migratórios, internos e externos, de gestão difícil, o Mediterrâneo é uma região em constante transformação, que exige, inevitavelmente, diálogos a diversos níveis.

Este evento procurou fomentar, especialmente entre os investigadores mais jovens, uma reflexão sobre a importância da investigação para a formulação de políticas públicas e o seu papel essencial na transferência do conhecimento para a sociedade.

A conferência realizou-se no âmbito do projeto MEDHEUS (Mediterranean Cultural Heritage in EU Policies), financiado por fundos europeus no contexto do programa Erasmus+ (Ação Jean Monnet Modules).


Galeria de Fotos