Avançar para o conteúdo

O projeto MEDHEUS será apresentado na Universidade de Évora

No dia 10 de fevereiro de 2023, o projeto MEDHEUS (Mediterranean Cultural Heritage in EU Policies) será apresentado ao público na Universidade de Évora, a partir das 15h00 na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo.

O evento terá como finalidade a apresentação dos objetivos do projeto, cujo principal resultado será a criação de um curso dedicado ao estudo das Políticas Europeias para o Património Cultural na Região Mediterrânea, a ser oferecido pela Universidade de Évora. A primeira edição do curso tem início previsto para março.  

O MEDHEUS é coordenado pela investigadora Sónia Bombico do CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades) e conta com a participação de docentes e investigadores do CICP (Centro de Investigação em Ciência Política – Pólo na UÉ) e do MED (Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento), assim como com a parceria do Gabinete UNIMED da Universidade de Évora.

Com uma duração de 36 meses, o projeto é financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus + Jean Monnet Modules (projecto 101085693).

O projeto conta com uma equipa transdisciplinar que se propõe a abordar as estratégias e as iniciativas da União Europeia de uma perspetiva interdisciplinar, tendo como ponto de partida a História do Mediterrâneo e a sua herança cultural.

Para além do curso anual, o projeto desenvolverá um conjunto de Workshops Temáticos que visam oferecer conhecimento em diferentes áreas, entre os quais a salvaguarda das paisagens culturais, a inovação digital em museus, o turismo sustentável, as estratégias de especialização inteligente, a valorização do património cultural e da arquitetura tradicional mediterrânica, e a promoção da dieta mediterrânica. Estes workshops de formação têm como laboratório de análise o Mediterrâneo, e procuram contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na região Euro-Mediterrânea.  

A oferta formativa gerada pelo projeto será aberta ao público externo à Universidade de Évora.

Mais informações sobre o evento e o projeto em www.medheus.uevora.pt

A sessáo inclui uma conferência intituladaA Invenção do Património Mediterrânico”, proferida por Cyril Isnart, diretor do IDEMEC (Institut d’Ethnologie Méditerranéenne, Européenne et Comparative) do CNRS, Aix-Marseille Université.

Com início previsto para as 16h00, esta conferência inaugura um ciclo de Keynote Lectures que contará com a participação de seis oradores convidados, ao longo dos três anos de projeto.

PROGRAMA

15h00 | Sessão de Abertura

 

15h15 | Quero o meu Mediterrâneo de volta!

Filipe Themudo Barata (CIDEHUS – Universidade de Évora)

 

15h30 | Apresentação do projeto MEDHEUS

Sónia Bombico (CIDEHUS, MED, Office UNIMED – Universidade de Évora)

 

16h00 | A Invenção do Património Mediterrânico

Cyril Isnart (IDEMEC, CNRS – Aix-Marseille Université)

 

17h00 | Questões